• eldonjunior

Infecção de prótese de quadril

A infecção de artroplastia de quadril é uma complicação grave e muito temida pelos cirurgiões de quadril. É uma urgência ortopédica e exige tratamento rápido com limpeza cirúrgica e antibioticoterapia.

Nos casos mais graves é necessário retirar a prótese de quadril, temporariamente, até que a infecção esteja curada, para então reimplantar uma nova prótese de quadril. O principal sintoma de infecção em uma prótese de quadril é a dor. Além da dor, podemos encontrar hiperemia local (vermelhidão) e/ou fístulas (orifícios onde há saída de secreções purulentas) localizadas na face lateral da coxa. Existem duas formas básicas de tratamento de infecções de artroplastia: a revisão em um tempo cirúrgico e a revisão em dois tempos cirúrgicos. No primeiro caso retiramos a prótese infectada, fazemos a limpeza cirúrgica do quadril e reimplantamos a nova prótese em uma única cirurgia. No segundo caso, realizamos a primeira cirurgia para a retirada da prótese infectada, a limpeza cirúrgica do quadril é executada e implantamos um espaçador (semelhante a uma prótese monopolar) revestido com antibiótico e deixamos no quadril durante algumas semanas. Então programamos a segunda cirurgia para retirar o espaçador e reimplantar a nova prótese de quadril. Nos casos mais graves, pode ser necessário remover permanentemente a prótese do quadril do paciente, com o objetivo de tentar controlar a infecção e evitar outras complicações.